sexta-feira, 7 de maio de 2010

Avaliação, eterna discussão.

Avaliação
A avaliação foi, é e será objeto de discussão em meio ao processo pedagógico educacional. A perspectiva de que a avaliação por si só reflete a aprendizagem adquirida é altamente questionável, visto que a qualidade do que se ensina e como se ensina influencia diretamente no processo avaliativo como resultado.
O que se pretende ao avaliar um aluno? Quais os pontos dessa avaliação pressupõem em qualidade a verdadeira aquisição do conhecimento seja no seu conceito teórico ou prático? Pontuar e como pontuar as questões de forma a classificar o que se aprende, também é objeto de reflexão, pois está em pauta a visão de conhecimento de quem passa e como passa a informação a fim de que tenha sentido na construção da aprendizagem da criança.
Acredito na avaliação como processo e diante dele sua função deve oportunizar uma reflexão altamente norteadora dos avanços e das dificuldades encontradas pela criança. Esse processo avaliativo deve contemplar de maneira significativa o ritmo da aprendizagem de cada criança, fornecendo subsídios que favoreça uma reestruturação de linguagem de forma a permitir a aquisição dessa aprendizagem, evitando-se assim a exclusão ao conhecimento muitas vezes presente nesse processo.
Laercio A. Pereira

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